A algum tempo venho me aventurando no estudo de Design para apps, tanto Android quanto iOS. No entando, depois de vastas pesquisas e claro, da prática, nada melhor que ela para nos dar experiência sobre o assunto, resolvi corrigir meu último post sobre o tema.
Nele eu comento sobre a melhor técnica para criar a skin, indicando a resolução de 320 x 480px como a melhor forma. Recordemos:
“Portanto a melhor técnica é criar, obviamente tudo em vetor, na resolução de 320 x 480px, ver se está tudo harmonico, e então só depois redimensionar para o dobro, 640 x 960px. Confie, ficará muito melhor que desenhar diretamente para 640 x 960px, já tive algumas experiências ruins criando diretamente nessa resolução. Deixe para aplicar texturas caso queira faze-lo na resolução de 640, já as bases tem que ser vetorial.”
Acontece que apesar de ser uma técnica boa, utilizada muito lá fora, nada melhor que desenvolvermos o nosso próprio método, que melhor se adapta a nossa realidade.
Um dos grandes problemas que encontrei na criação de interfaces para iOS é a diferença de cores vista no meu Macbook em relação ao meu iPhone4. (o tal retina).
As cores realmente mudam, e o verde ou azul que eu estava vendo no meu Macbook e que achei que estava agradável, misteriosamente mudava de maneira drástica ao abrir a app no iPhone. Confesso que aquilo me irritava a tal ponto que a solução empregada por mim era senão exportar imagens de teste para então abri-las no meu iPhone a fim de comparar as cores.
Ok Eduardo, mas não estavamos tratando de resolução? Sim, mas foi procurando a solução de um problema que cheguei na solução de dois…
Pensei naqueles aplicativos para controlar o Mac remotando através do iPhone, mas que fosse por tela compartilhada, fato, iria resolver a questão das cores, mas nada a ver com a questão da resolução.
Porém depois de testar alguns aplicativos cheguei ao Live View, ele não só resolvia esse meu problema pois compartilha a tela, como sua função é exclusivamente ajudar Designers no desenvolvimento das apps, e nem acreditei quando vi que era FREE, e acreditem, pagaria facilmente 5 dólares por ele hoje devido a sua utilidade.
E porque ele resolveu meu problema de resolução? Porque me senti mais tranquilo em desenvolver já no tamanho do retina a fim de poder ver diretamente no iPhone as proporções dos elementos no meu stage.
Resultado, muito mais praticidade e com isso muito mais qualidade no visual da app…
Logo, inverti o processo para o desenvolvimento diretamente em Retina Display, e quando vou exportar no Photoshop eu simplesmente exporto para @2x com 100% de resolução e então exporto sem o @2x, ou seja, 1x, mas com o nome puro da imagem com 50% do seu tamanho.
Ah sim, e a app funciona também para iPad.
Você precisa instalar uma app no seu Mac, que irá liberar o acesso da app que está no seu iPhone ou iPad para ter a visualização no Mac.
http://www.zambetti.com/projects/liveview/
Antes de mais nada você precisa de uma rede wifi onde seu Mac e seu iPhone ou iPad estejam conectados, uma vez com a app baixada no iPhone e iPad, abra primeiro a app que está no seu Mac, do contrário vai aparecer essa imagem:
Agora que aprendeu, e abriu primeiro o Live View no seu Mac, irá aparecer a seguinte mensagem:
Basta selecionar o seu Mac e a imagem que está dentro do retângulo optado (iPhone ou iPad, portrait ou landscape) irá aparecer no iPhone ou iPad da forma como escolheu.
O Live View também permite você colocar uma senha de acesso por questões de segurança.
Ele possui várias configurações, mas são bem simples, você pode rotacionar a tela (portrait ou landscape), optar pelo Retina, inclusive escolher a performance dependendo da sua rede Wifi.
Essa app foi de grande valia para mim, espero que ajude também você que está desenvolvendo ou pensando em desenvolver para iOS.
Cara muito obrigado por compartilhar essa divagou muito valiosa pra mim que estou estudando sobre interface para IOS !